Fone: (41)99620-6720 | E-mail: contato@audiconsul.com.br | Chat online |

Plataforma Sage

Blog

Passo a passo para abrir uma empresa no ramo alimentício

Quer empreender? Veja o como abrir uma empresa no ramo alimentício, que é um ramo promissor em 2018!

Passo a passo para abrir uma empresa no ramo alimentício

O período econômico difícil pelo qual o país passou e que ainda não foi superado completamente, motivou muitos brasileiros a começarem o seu próprio negócio. Diante da falta de oportunidades, sem dúvida, empreender pode ser o melhor negócio, e uma área muito interessante para considerar é abrir uma empresa no ramo alimentício.

De acordo com as informações divulgadas pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o índice percentual de criação de novas empresas cresceu cerca de 29% entre os anos de 2014 e 2015. E sem contar que esse número se manteve nesse mesmo nível em 2016.

Já falamos em outro artigo sobre as ideias de negócio para abrir em 2018 e a alimentação está em alta!

Apesar de ser uma saída para a crise, o mais recomendado antes de tomar a decisão de abrir uma empresa no ramo alimentício é se aprofundar mais sobre os trâmites envolvidos nesse processo.

Por isso, nada melhor do que conferir um passo a passo, como explicaremos a seguir, e é o mesmo processo que já ajudamos diversos dos nossos clientes de Curitiba a abrir seu próprio negócio, como padarias, adegas, bares e até espaços gastronômicos.

 

Primeiras etapas para abrir uma empresa no ramo alimentício

A princípio pode parecer trabalhoso, mas com dedicação e o suporte de profissionais experientes, certamente conseguirá atingir os seus objetivos com muito mais rapidez.

 

Faça um plano de negócios

A primeira medida a ser tomada para ter uma visão sobre o negócio que deseja montar é fazer o plano de negócios. Independe do setor que tem interesse de atuar, nunca deixe de se atentar a esse ponto.

Dentro do plano de negócios você conhecerá detalhadamente o mercado em que vai atuar. Dependendo da característica do seu negócio e, claro, do seu público, você precisará tomar decisões diferentes. Por isso, faça esse tipo de levantamento para entender melhor o padrão de consumo do público que pretende atingir.

 

Faça a consulta prévia de localização

Por meio dessa análise do mercado para abrir uma empresa no ramo alimentício, você estará mais preparado para tomar a decisão referente a localização do seu negócio. Ou seja, será capaz de identificar quais regiões melhor se adequam aos requisitos identificados durante o estudo de mercado.

E não se esqueça de considerar também questões como, por exemplo, quais são os concorrentes da região, se as condições do imóvel são adequadas para o seu negócio, como estão as vias de acesso a localidade e dentre outras considerações.

Outro ponto que é muito importante se atentar, são as normas da vigilância sanitária. Então antes de realizar o aluguel do espaço ou começar a fazer uma reforma, consulte as regras da vigilância para abertura de panificadoras, bares, adegas ou espaços gastronômicos.

 

Estruturação do negócio

Após se certificar de que as primeiras etapas para abrir uma empresa no ramo alimentício foram muito bem-feitas, você poderá partir para a parte de estruturação do seu empreendimento. Nesse momento, é importante que esteja atento aos seguintes pontos:
  • Exigências legais: qualquer negócio precisa estar devidamente regularizado para conseguir fornecer seus produtos e serviços. Essa é uma das partes fundamentais para o sucesso do empreendimento, especialmente, para o setor de alimentação. Por isso, reserve um bom tempo e sempre consulte especialistas em caso de dúvidas.
  • Estrutura do espaço: para fornecer um serviço de qualidade e seguro, dê bastante atenção para a organização do espaço e, principalmente, para a questão da segurança. Por meio disso, conseguirá ter mais facilidade para obter o alvará de funcionamento.
  • Profissionais: com base nos dados levantados sobre o público-alvo do seu negócio, você também conseguirá ter boa noção sobre o número de funcionários que precisará contratar, tanto para atender o público como recepcionistas e garçons, quanto para preparar os alimentos, como confeiteiros e chefs de cozinha.
  • Equipamentos: para abrir uma empresa no ramo alimentício será preciso contar com bons utensílios para que o negócio prospere, então considere o investimento com equipamentos usados para restaurante e, até mesmo, os utensílios para cozinha.
  • Fornecedores: especialmente no começo de um negócio é importante contar com profissionais experientes, pois você estará formando sua clientela, e precisa apresentar um serviço de qualidade. Isso vale tanto para os fornecedores diretos, como os alimentos para o preparo das refeições nos casos de restaurante, quanto para indiretos, como um escritório de contabilidade especializado em abrir uma empresa no ramo alimentício, garantindo agilidade e a legalidade do seu negócio
Essas são algumas considerações que você precisa estar atento antes de iniciar as atividades do seu empreendimento.

 

Fique atento à gestão do seu negócio

Após abrir uma empresa no ramo alimentício, saiba que se quiser aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento é essencial contar com a ajuda de profissionais que atuam na gestão contábil. Como nem sempre o empreendedor tem conhecimento na área, lidar com questões legais e fazer um bom planejamento pode ser uma tarefa difícil.

Com a empresa a todo vapor, parar por um minuto se quer para tomar outras decisões pode ser crucial para o desenvolvimento do negócio. Por meio de uma contabilidade bem feita, o negócio terá informações claras sobre a situação do mercado e, principalmente, em relação a como estão os resultados. Isso é importante para viabilizar o empreendimento.

Conforme apontando pela pesquisa do IBGE, mais de 60% das empresas não conseguem se manter mercado e fecham antes de completar 5 anos. Mesmo sendo um número assustador, não desanime de abrir uma empresa no ramo alimentício. Com a ajuda certa, não tenha dúvidas de que o seu sonho será realizado.

A Audiconsul é um escritório de contabilidade em Curitiba com mais de 30 anos de experiência, e possuímos diversos clientes que atuam no ramo alimentício, como as maiores panificadoras, bares, restaurantes e espaços gastronômicos da cidade.

Venha fazer parte da Audiconsul você também! Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.

07 de Março de 2018